quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Um Corpo que Cai

Um corpo que cai é, sem dúvida, um dos melhores filmes de Hitchcock. O filme não obteve o sucesso esperado em seu lançamento; Hitchcock chegou a culpar a Paramount e o fato de não ter conseguido a atriz Vera Miles para o papel de Madeleine. A verdade é que Kim Novak não recebeu críticas negativas pela atuação; pelo contrário, foi elogiada por Truffaut. Posteriormente o filme foi tão bem aceito que, em 1996, seus negativos foram restaurados por um milhão de dólares!

Uma curiosidade que não podíamos deixar de comentar é o local escolhido para a casa de James Stewart, o detetive. Hitchcock optou por aquele hotel, já que pela janela do quarto entrava uma luz verde, vinda de um luminoso, que dava a impressão de Madeleine “renascer”. Vejam as imagens:


O filme também tem uma sensualidade subjetiva. Quando o detetive salva Madeleine e a leva para sua casa, fica claro para o público que ele viu a investigada nua. Será esse o motivo da paixão obsessiva que é despertada em James Stewart?

Na próxima semana encerraremos o ciclo com o famosíssimo Psicose. Vejam o trailer em: http://www.youtube.com/watch?feature=related&v=NG3-GlvKPcg

Nenhum comentário: