segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Parabéns!!!

A comissão organizadora da I Olimpíada Nacional de História do Brasil antecipou a divulgação dos nomes das equipes finalistas; e é com MUITA alegria que eu informo a todos que uma de nossas equipes foi classificada – e muito bem classificada – para a grande final, que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro, na Unicamp!

---

Queridos alunos,

Vê-los participar dessa Olimpíada foi motivo de orgulho para mim. Não só por terem se destacado em meio a tantos outros participantes de todas as partes do Brasil, mas pela conduta ética e comprometimento de cada um. Lembro-me de ter comentado mais de uma vez com a direção e com meus colegas professores, o fato de nenhum de vocês participarem do blog ou de algum dos fóruns da Olimpíada para ridicularizar outros participantes, atitude que, infelizmente, outros participantes tiveram. Outro problema gerado por boa parte das equipes participantes foi a solicitação de troca de senha, pois integrantes de um mesmo time não confiavam nos próprios parceiros. Nenhum de vocês gerou esse problema, demonstrando assim, a tolerância e a capacidade de cada um em conviver com as diferenças dos outros e as suas próprias limitações. Isso já demonstra o quanto são VENCEDORES, antes mesmo do início da etapa final.

Outro ponto importante que eu não poderia deixar de lado é o fato dessa Olimpíada não se preocupar com o conhecimento factual ou aquele apregoado pela historiografia do vencedor, a chamada História Oficial. Pelo contrário, a Olimpíada privilegiou a Nova História, preocupada em difundir um saber crítico, que leva em consideração todos os grupos e classes envolvidas nos processos históricos. E, para mim, na condição de professor, vê-los pesquisar, compreender e participar com excelência da construção desse novo saber histórico é mais uma vez motivo de orgulho e admiração. É ter a certeza de que vocês irão participar do mundo com todos os pré-requisitos para torná-lo mais justo e perfeito, compreendendo os erros cometidos no passado e, por isso, sugerindo outros rumos individuais e coletivos para que esses erros não se repitam no presente e futuro.

Aos finalistas, integrantes da equipe Pau Brasil [Matheus de Lima Gomes, Isabela Juliani Zanatta e Carolina Maciel de Arruda], PARABÉNS e boa sorte! Mas saibam que já são vencedores. Não só pelos motivos destacados acima, mas por terem a oportunidade de vivenciar uma experiência junto com pessoas de outras partes do país, interagindo com elas e dividindo pontos de vista e visões de mundo. Além disso, a vida universitária de vocês será mais rica depois de uma visita à Unicamp, onde será possível dialogar com mestres, doutores e pessoas responsáveis por interpretar, pesquisar e escrever boa parte da historiografia de qualidade do país. Também quero deixar aqui um parabéns especial ao aluno Matheus Lima que, por ser aluno do 3º ano do Ensino Médio, vai nos deixar no término desse ano. Mas, como todos sabem, é um aluno de uma dedicação e interesse acima do comum. Vencedor não só na sala de aula, mas na vida. Afinal, diante de todas as dificuldades que acompanhamos no decorrer dos últimos anos, se mostrou sempre vitorioso.

Aos integrantes da equipe Raízes do Brasil [Gabriela Goes Parra, Michel Henrique Dib Jorge e Nicolle Amorim da Silva], meus PARABÉNS, porque também são vitoriosos. Como vocês sabem, os três são alunos do 9º, e chegaram até a penúltima etapa da Olimpíada, superando as dificuldades propostas em cada uma das tarefas anteriores. Lembrem-se que a vida escolar de vocês ainda está longe de terminar e, por isso, ter chegado até aqui numa Olimpíada como essa é um motivo de alegria sem igual. Parabéns!

Professor Carlos Henrique

---

Quero agradecer todos os alunos do Colégio 8 de Maio que apoiaram nossos participantes e se sentiram representados por eles – pois sabiamente entenderam que não precisamos estar no campo para torcermos pelo nosso time; Dona Elaine, nossa coordenadora, por desde o princípio ter acreditado no potencial de nossos alunos; Dona Ângela, nossa diretora, por ter acompanhado cada uma das etapas, viabilizando aquilo que foi e será necessário para a participação das equipes; Fabíola, por ter cedido, inúmeras vezes, sua mesa de trabalho para discutirmos e realizarmos as atividades da Olimpíada; Tia Fran, pelas cópias das etapas – eu sei que muitas vezes ela passou nossas cópias na frente de suas tarefas; as pessoas que nos receberam no Kinkaku-ji, pela atenção e carinho com que nos ajudaram a realizar uma das etapas mais difíceis da Olimpíada; Professora Iraci, pelos contatos e apoio; os professores, que acompanharam e vibraram comigo na sala dos professores cada vez que passávamos para uma nova etapa; e, por fim, ao nosso mantenedor, Sr. Luiz Beraldo, por ter apostado na conduta ética de nossos alunos e propiciar a realização desse trabalho de conscientização com eles.
Sem vocês, nossos alunos não teriam chegado onde estão. OBRIGADO!

Nenhum comentário: