domingo, 21 de março de 2010

Clube do Filme

Diante das mudanças feitas pelo Objetivo no material didático do 3º ano do Ensino Médio, os alunos apresentaram uma ótima solução para lidar com o conteúdo condensado: sugeriram a montagem de uma filmografia que abordasse cada um dos períodos históricos estudados. E, melhor do que isso: eles estão se organizando para assistir a esses filmes nos finais de semana, em grupo, nas casas dos pais dispostos a recebê-los.

A ideia é tão boa que merece ser estendida para todas as turmas. Por isso me dispus a montar a filmografia e, com a colaboração da coordenação do colégio, disponibilizá-la para que os alunos possam realizar empréstimos, seguindo a indicação que corresponde ao conteúdo estudado em sala.

Pensamos em disponibilizar esses filmes às quintas-feiras, no PI, ficando os alunos responsáveis por devolvê-los na segunda-feira seguinte. O critério para o empréstimo é que seja respeitada a classificação etária do filme, e isso não deve ser encarado como empecilho. [Notei que os filmes com classificação 14 ou 16 anos correspondem aos de conteúdo direcionado ao Ensino Médio.]

A primeira parte da filmografia já está pronta, cobrindo a Pré-História (Paleolítico e Neolítico) e a Antiguidade (Egito; hebreus; Grécia: Período Homérico, Período Clássico, Hegemonias Gregas e Período Helenístico; Roma: Origem Lendária, Monarquia Romana, Guerras Púnicas, Período Republicano, Escravismo Antigo, Primeiro Triunvirato, Conquista da Gália, ditadura e assassinato de César, Biblioteca de Alexandria e Queda do Império Romano). Acredito que até o término dessa semana, mais precisamente quinta-feira, essa primeira leva já esteja disponível na escola. O próximo passo é a Idade Média e assim por diante, até encerrarmos com a Idade Contemporânea que, pela grande quantidade de títulos, precisará ser bem pensada e, com toda a certeza, muitos títulos interessantes ficarão fora da lista. Mas podemos indicá-los aqui no blog, inclusive com a ajuda de vocês, dando sugestões e comentado os filmes.

Em uma conversa com os alunos do 3º ano, sugeri que as reuniões que eles pretendem fazer para ver os filmes podem ser transformadas em uma espécie de “Clube do Filme”. Para isso, poderíamos criar um meio de registrarmos as impressões e as opiniões que cada grupo teve sobre o filme assistido. Pode ser criada uma discussão neste blog, pode ser criado um blog “Clube do Filme”, podem ser feitas reuniões quinzenais, mensais, enfim, dentre as tantas possibilidades, o objetivo é fazer com que os grupos troquem suas impressões sobre os filmes e discutam os temas históricos tratados neles.

Essas são ideias que podemos discutir e amadurecer, pois o Cinema, assim como a Literatura, é um marcador de memória, e, com exceção dos filmes de ficção científica, todos os filmes retratam e reconstituem acontecimentos do passado, sejam eles de importância histórica ou não. E o filme em si, a obra de arte, também é objeto de interesse da História, pois está impregnado do pensamento daqueles que viveram na época em que o filme foi produzido.

4 comentários:

Camilla disse...

Já vi esse filme antes (com o perdão do trocadilho, rs).
Lembrei dos ciclos do Hitchcock e do Akira Kurosawa... E de um sábado que fomos assistir os Edukators na escola.
Fico feliz por saber que a ideia amadureceu e, principalmente, que voltou. Cinema é importante em qualquer aspecto. Como uma sétima aula então... nem se fala.

Beijos, Carlos.

Doppel'. disse...

Woow, o ciclo do Hitchcok foi demais e eu sinceramente espero que vá para frente este novo projeto, estou empolgado em relação aos novos nomes.

--
Visite: www.olinkdoblog.blogspot.com

Carlos Assis disse...

Oi, Camilla!
Oi Doppel(é você Vitor?)!

É bom saber que vocês gostaram dos projetos anteriores. Isso é um grande incentivo para que o novo projeto seja duradouro. E eu tenho a certeza que será.

Ainda esta semana eu coloca a lista com os filmes que já estão disponíveis na escola, assim os ex-alunos também podem acompanhar as indicações.

Um abraço,
Professor Carlos

Angela disse...

Professor Carlos, obrigada por se preocupar verdadeiramente com a educação e o desenvolvimento de nossos alunos!
A organização desta idéia que foi dada pelos alunos ficou genial!
Abraços
Angela Beraldo Alves