domingo, 27 de junho de 2010

O diário dos leitores de Anne Frank (7)

Olá, pessoal!

Depois de duas semanas de atraso, voltei a postar. O fim do semestre veio acompanhado de correção de provas, fechamento de médias, etc., e isso me forçou a adiar o post previsto para o dia 13 de junho. Mas, vamos lá!

Nas últimas páginas, Anne começou a escrever em seu diário aquilo que esperava colocar em prática num futuro próximo. Essa onda de otimismo pode ter sido provocada pelo avanço dos países aliados, somado ao desfecho dela com Peter, o que pôs fim às dúvidas que surgiram após cada conversa que tiveram no sótão. E, dentre as muitas coisas que ela escreveu sobre a sua vida fora do Anexo, uma delas surgiu como decisão tomada: Anne queria escrever. Para isso pensou em seguir carreira de jornalista e escritora, organizar o diário e escrever a história do Anexo, continuar criando seus contos [que, como escrevi em um post anterior, foram publicados] e estudando ininterruptamente. É impressionante a força que ela colocou nessa atividade e, em minha opinião, foi isso que fez dela uma grande escritora. Um outro diário, de uma outra jovem qualquer, talvez não fosse um relato convincente a ponto de se tornar o que o diário de Anne Frank se tornou. Vocês também pensam isso ou será que outro diário, de outra pessoa que tenha vivido o mesmo período, poderia ter tomado tais proporções?

Achei muito legal Anne ter feito uma lista das coisas que ela mais gostava de fazer e estudar. Acho que esse tipo de “top 5" é muito bom para nós nos conhecermos e chegarmos a conclusões importantes como carreira profissional, posicionamento político. Talvez a falta de reflexões desse tipo nos faça pessoas sem um ponto de vista ou uma opinião formada. Questionamentos como o de Anne sobre qual o sentido da guerra é o que move o nosso pensamento para chegarmos a soluções criativas e lidarmos com situações extremas. Bem, que tal você, na sua casa, tentar escrever quais são as cinco coisas que mais gosta de fazer? Eu, enquanto perguntava isso a você, já procurava as minhas respostas.

Só nos resta terminar de ler as últimas páginas. No domingo que vem, encerramos o Diário dos Leitores de Anne Frank.

Tenham uma ótima semana!

P.S.: Durante a semana, pretendo postar notícias sobre a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil e revelar quais são as equipes que vão representar nosso colégio.

Um comentário:

Doppel'. disse...

Esperei, Esperei e Espero até hoje...