domingo, 21 de novembro de 2010

Destaque

A página Destaque foi atualizada com um belíssimo trabalho da aluna Gabriela Parra. Confiram.

Toda vez que essa página for atualizada, vou postar no blog o destaque anterior. Criei um marcador "destaque" [à direita, no "escolha por assunto"], para montarmos um arquivo dos trabalhos que passaram por essa seção.


Destaque anterior:

Para inaugurar essa seção do blog, escolhi uma atividade realizada em grupo, nos 6ºs anos, durante o 1º bimestre. O objetivo era recontar o mito tucano do jovem Uakti por meio de uma ilustração ou história em quadrinhos. O trabalho escolhido é dos alunos Pedro Nunes, João Vitor e Lucas, do 6º B. Abaixo do desenho está o mito do Uakti, extraído do blog Foi desse jeito que eu ouvi dizer...


Uma antiga lenda nos conta que há muitos anos existiu na Terra um ser mágico chamado Uakti. Por ser mágico, o seu corpo era repleto de buracos que, ao serem penetrados pelo vento, produziam sons harmônicos, de grandiosa beleza. Esses sons melodiosos encantavam as mulheres da aldeia dos índios Tucanos, as quais por Uakti rapidamente se apaixonavam.
Despeitados e com ciúmes de Uakti, os homens da aldeia se uniram para matá-lo. A violência foi tão grande, que do seu corpo só restou alguns pedaços, rapidamente enterrados próximo da aldeia.
Só que para surpresa dos Tucanos, primaveras mais tarde, exatamente naquele local onde esse ser mágico fora brutalmente assassinado e enterrado, brotaram plantas cilíndricas e longas, curiosamente ocas: nascia ali um bambuzal. E quando o vento soprava entre os bambus, produzia o mesmo som encantador de Uakti.
Foi então, que os homens da aldeia se deram conta que poderiam produzir instrumentos para seduzirem as mulheres.
Dessa forma, passaram a fazer flautas de bambu para encantar suas amadas com a beleza do som do instrumento.

domingo, 14 de novembro de 2010

Minuto Científico

Os alunos do Colégio 8 de Maio já mostraram mais de uma vez seu talento para a criação de vídeos ou fotomontagens. Por isso, o concurso abaixo pode ser do interesse de muitos de vocês. Os interessados fiquem atentos às datas.

"Estão abertas as inscrições para o Minuto Científico, concurso de vídeos de difusão científica latinoamericana e caribenha, organizado pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A premiação acontece dia 30 de maio de 2011, durante a 12ª Reunião Bienal da Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPop), realizada no Brasil, em Campinas, interior de São Paulo, no período de 29 de maio a 2 de junho.

Com o tema Transformação, o concurso aceitará trabalhos nas categorias Jovem, para participantes com até 18 anos de idade, e Adulta. Os vídeos com duração entre 60 e 120 segundos, deverão ser inscritos em apenas uma, das três grandes áreas do conhecimento: ciências humanas e sociais, exatas e tecnológicas e biológicas. Para cada vídeo submetido, o participante deverá encaminhar um resumo de até 250 palavras, link da produção no Youtube, declaração de posse e cessão de direitos autorais e ficha técnica da obra.

As inscrições acontecem até 11 de março de 2011, na página da 12ª Bienal da Red Pop (http://www.mc.unicamp.br/redpop2011/) e custam 10 dólares americanos, ou o seu valor correspondente em reais. Os interessados podem inscrever quantos trabalhos desejar, sendo necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição para cada vídeo enviado.

Os trabalhos serão premiados nas categorias Jovem e Adulta, em cada uma das áreas de conhecimento. Para cada obra vencedora, será oferecido prêmio no valor de 500 dólares. Além disso, os vídeos premiados têm garantida a sua exibição nos portais: Revista Fapesp Online, 17ª Mostra Ver Ciências e Museu Exploratório de Ciências.

Sobre

O Minuto Científico tem como objetivo estimular, localizar e qualificar a produção espontânea, dispersa ou institucional no âmbito da divulgação e difusão científica, que pode ocorrer por iniciativas individuais ou institucionais diversas, tais como, escolas, universidades, museus de ciência e tecnologia, sites, ONGs, centros culturais, empresas de base científica e tecnológica, entre outros.

Organizado pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, associado à Red Pop, o concurso é promovido com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil (MC&T) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)."

Boa sorte!