quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Ciclo Hitchcock

Amanhã começa o nosso segundo ciclo de cinema, destinado aos alunos do 9º ano e do Ensino Médio. Nele serão apresentados filmes do diretor Alfred Hitchcock.

Nesta quinta-feira será exibido Correspondente Estrangeiro, de 1940. Exibido no início da II Guerra Mundial, o filme foi assistido por Joseph Goebbels, o homem responsável pela propaganda nazista. Goebbels conseguiu uma cópia do filme durante o período em que esteve na Suíça e, segundo boatos, parece ter gostado bastante do roteiro de Hitchcock.
.
Sinopse
Johnny Jones é o correspondente de um jornal de Nova York que viaja para a Europa usando o pseudônimo de Huntley Haverstock, quando a II Guerra Mundial era uma realidade cada vez mais iminente. Inicialmente ele vai para Londres, mas logo está em Amsterdã, onde juntamente com várias pessoas testemunha o assassinato de Van Meer (Albert Bassermann), um diplomata holandês. Entretanto, logo ele toma consciência que quem morreu foi um sósia e que Van Meer na verdade foi seqüestrado por agentes do inimigo, que querem arrancar do diplomata importantes segredos. Assim sua situação fica desesperadora, pois sua história é em princípio absurda e, além disto, estão querendo matá-lo.

Curiosidades
- O ator Robert Benchley (Stebbins) obteve permissão para escrever suas próprias falas em Correspondente Estrangeiro.

- O ator Albert Bassermann não sabia falar inglês na época das filmagens de Correspondente Estrangeiro e teve que aprender suas falas foneticamente.

- Em suas clássicas aparições, o diretor Alfred Hitchcock surge em cena com pouco mais de 12 minutos, lendo um jornal e usando um chapéu.

2 comentários:

Tuti disse...

Esse eu vo querer ver...
vou estar lá na quinta pra ver esse filme...

Carlos Assis disse...

Tuti, esse foi o filme exibido na quinta-feira passada. Leia o novo post, com a sinopse do filme de amanhã!
Abraços