quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Morreu o último "Experience".

Mitch Mitchell, baterista da The Jimi Hendrix Experience, faleceu no último dia 12, aos 61 anos, na cidade de Portland, EUA.
*
Em 1966, Jimi Hendrix chegou à Inglaterra. Acompanhado de seu agente, Chas Chandler, iniciou a procura pelos músicos que formariam sua banda, a The Jimi Hendrix Experience. Mitchell tocava bateria em Londres e, graças à sua relação com o jazz, recebeu o convite para integrar aquele que seria um dos maiores e mais notórios power trio da história do rock. Futuramente ficaria conhecido como um dos responsáveis pela popularização do fusion – mistura do jazz com outros ritmos, como o rock. Além dele, Hendrix convidou Noel Redding para o baixo. O curioso é que Noel era guitarrista – e nunca havia tocado baixo –, mas Jimi gostou do estilo e atitude do rapaz.
*
Mitchell, em pouco tempo, deixou de ser o baterista que acompanharia a maior guitarra da história, transformando, ao lado de Redding, a Experience numa banda com direito à calçada da fama e demais honras e reconhecimentos. Tocou no Woodstock e gravou os três primeiros álbuns de Hendrix, ou seja, os seus maiores sucessos. Após a morte prematura de Jimi, gravou canções inéditas e outras inacabadas pelo parceiro. Morreu sozinho, de causa natural, em um quarto de hotel, após uma seqüência de 18 shows ao lado de gigantes da guitarra como Buddy Guy.
*
Charles Gavin, baterista dos Titãs, colecionador de discos e pesquisador, leva ao ar, toda quinta-feira, às 20h, na Rádio Eldorado, o programa Quintessência. No mês passado dedicou uma edição inteirinha em memória de Mitch Mitchell, com direito a muitos dos sucessos de Hendrix. Confiram o podcast clicando aqui e boa audição!


Nenhum comentário: