domingo, 6 de junho de 2010

O diário dos leitores de Anne Frank (6)

Ficou claro, depois de ler as páginas da semana passada, que Anne está escrevendo muito mais que o de costume, como no mês de março de 1944. E há um motivo especial para isso: a redescoberta do amor ou seria a descoberta, já que os amores de escola, aos doze anos, serviram mais para inflar seu ego?

Essas últimas páginas são comoventes se pensarmos que o amor que ela sente não se restringe a Peter, mas a todas as coisas que a cercam. É como se ela tivesse encontrado no estreitamento de laços com o novo amigo um significado para uma vida cheia de restrições. E esse novo significado a transformou de tal maneira, que ela chegou a dizer: “Acho que a primavera está dentro de mim”.

Na minha opinião, essa é a frase mais bonita do diário e reflete a gratidão que Anne sente por estar viva e poder vislumbrar Deus ao olhar o azul do céu, como ela fez ao se deitar no sótão, ao lado de Peter, e, em silêncio, viu aquilo de bom que existe no mundo lá fora, do qual ela não podia desfrutar.

Hoje você olhou pela janela do seu quarto e encontrou o mesmo que Anne? Pense que você tem mais motivos para ser grato do que ela.

Para essa semana vamos ler até 16 de maio de 1944 (já estamos acabando!), ok?

Aproveitem o céu azul de Itapecerica da Serra para recarregarem as energias.

Bom domingo a todos.

4 comentários:

Júlia Rittner disse...

Eu até me senti culpada lendo essa parte. Anne é TÃO agradecida pela situação dela... E nós reclamamos de comer arroz e feijão todo dia ao invés de macarrão ao molho branco pra variar.
Olho pro céu pensando "Cara, como eu queria não estar nesse meio de mato" enquanto tantas pessoas de São Paulo queriam um céu estrelado.

Anne está me ensinando algumas coisas...

Elisama disse...

É verdade Júlia! esta é a constante insatisfação que acomete o homem, a tal busca pela plena felicidade que por mais cruel que seja, sabemos ser utópica...sempre encontraremos um motivo para reclamar e o pior, quando o tempo passa olhamos para trás e dizemos: "Eu era feliz e não sabia?" Contraditório não acha?

Bom estou em débito com o blog, mas gostaria de dizer que ainda estou aqui, lendo e apreciando a leitura e os comentários, só estou com um pequeno delay na leitura, meu tempo está curtíssimo, ainda estou terminando fevereiro BUÁÁÁÁ!!!!!

Até mais

Júlia disse...

Bom, eu ainda não cheguei ai... Mas esse tipo de coisa, os nossos cronópios, certo?
Isso aprendi a notar a um tempo atrás, com o prof. Roberto... Mesmo assim, basta um deslize que já perdemos grandes momentos, pequenos mas notáveis.
Pois, quantas e quantas vezes, no nosso cotidiano, indo pra escola não abaixamos a cabeça? Fechamos os olhos para tentar dormir mais um pouquinho? Ligamos o mp3, nos escondendo dentro de um aparelinho? Ao invés de olharmos para fora e mesmo que nada, nada lhe chame atenção olhemos para o céu ele vai estar sempre estar ali, lindo, misterioso, podendo te dar a primeira mensagem do dia!
(Nossa quanta poesia) rsrsrsrs mas é verdade!
Bjos!

Júlia disse...

Sooor! Acabei de ver! Hoje a noite, no Jô vai ter uma entrevista com Milton Gonçalves e Robert Castle! Castle está no Brasil para dirigir a peça, qual, qual peça???? "O Diário de Anne Frank", é está tendo uma peça sobre a história!
A peça estreou dia 10/06, no Teatro Maison de France, pena, muitaaa pena porque é no Rio, mesmo assim tive que falar, até porque talvez depois venha para São Paulo...

Vejam esses links:
http://www.pletz.com/blog/o-diario-de-anne-frank-a-peca/

http://www.teatromaisondefrance.com.br/

Bjos!