quarta-feira, 29 de julho de 2009

União Ibérica II

Você já aprendeu durante as aulas de História que entre os anos de 1580 e 1640, Espanha e Portugal formaram um mesmo país. O episódio, conhecido como União Ibérica, é visto com bons olhos por 39,9% dos portugueses, e 30,3% dos espanhóis. É o que mostra pesquisa realizada pela Universidade de Salamanca, e publicada no jornal espanhol El País.

Se o sonho dessa parcela da população dos dois países viesse a se tornar realidade, o novo país passaria a ser o maior em extensão, e a quinta maior economia, da União Européia. Mas como ficariam as questões culturais? Cada um deles possui tantas particularidades musicais, literárias, culinárias e de costumes, que talvez fosse melhor deixar as coisas como estão. Já é suficiente o fato de ambos participarem da União Européia, o que, na teoria, basta para haver cooperação mútua entre Portugal e Espanha. Acho que essa história acabaria de maneira desastrosa para os dois, como em 1640.

AVISO - SIMULADO OFICIAL DO ENEM SAI AMANHÃ
publicado hoje, na Folha de S.Paulo: O simulado do novo Enem terá 40 questões, dez de cada área do exame (português, matemática, ciências humanas e ciências da natureza). O modelo estará disponível no site www.enem.inep.gov.br.

Nenhum comentário: