sábado, 22 de agosto de 2009

Intendência das Minas

Desde os primeiros anos da colonização do Brasil o ouro já era procurado pelos colonizadores. O imaginário português, avivado pela grande quantia de riquezas extraídas das colônias de seu vizinho ibérico, a Espanha, encorajava aventureiros a embrenharem-se floresta adentro.
Após a sua descoberta, a Coroa decididamente não mediu esforços para subtrair das províncias a parte do ouro que, segundo a sua vontade, lhe cabia. Para isso, garantiu através de um sistema de fiscalização e cobrança muito rígido que esse ouro não escapasse das suas mãos e fizesse a riqueza dos colonos. Assim criou as Intendências das Minas.

“(...) em cada capitania em que se descobrisse ouro, seria organizada uma destas intendências que independia inteiramente de governadores e quaisquer outras autoridades da colônia, e se subordinava única e diretamente ao governo metropolitano de Lisboa.”
Caio Prado Júnior – História Econômica do Brasil.

O desenho acima – presente do Thobias para esse blog – retrata de maneira bem-humorada, mas sem deixar de ser fiel ao fato, a maneira como se dava a instalação das Intendências.
As jazidas descobertas precisavam ser imediatamente comunicadas à intendência da capitania. Se não fosse feito isso, corria-se o risco de severas punições.
Uma vez tomado conhecimento do local, o sistema de arrecadação de impostos era colocado em funcionamento para alegria do rei.

3 comentários:

Carlos Assis disse...

Thobias,

Obrigado mais uma vez por colaborar com esse blog. O detalhe da camisa do Cruzeiro, que veste o capataz, ficou ótimo!

Abraços. E vida longa aos seus desenhos.

Thobias Daneluz disse...

Que isso Carlos, sabe que sempre que precisar, sabe onde me encontrar. Hahahahah, valeu!

Abraços!
VIDA LONGA A LEI DO OESTE!

Mary disse...

Caramba, que bela maneira de poder gravar na memória um pouco da história. Com a arte do Thobias não dá prá esquecer!