sexta-feira, 18 de julho de 2008

O Fino da Bossa

2008 é um ano para deixar qualquer professor de história entusiasmado, inspirado ou louco! Bicentenário da chegada da corte portuguesa no Brasil, acompanhada das inúmeras transformações de nossa história; noventa anos do término da I Guerra Mundial; centenário do nascimento de Guimarães Rosa, Cartola, Olga Benário, Simone de Beauvoir e do compositor russo Rimsky Korsakov; centenário da morte de Machado de Assis; centenário da imigração japonesa; 40 anos das revoluções iniciadas em maio de 68; e, por fim, 50 anos de Bossa Nova.
Por causa da enxurrada de publicações, fui obrigado a fazer concessões e escolher aquelas, segundo meu ponto de vista, essenciais. Já com as exposições, fraquejei. Ontem fui ao Parque do Ibirapuera e vi as duas sobre os 50 anos da Bossa Nova, uma gratuita no prédio da Bienal (Bossa 50) e outra paga, na Oca (Bossa na Oca).
A Bossa 50 superou minhas expectativas. A exposição, como diz o próprio material entregue na entrada, é múltipla, o que a torna única. Nela estão presentes história, fotografia, moda, música, arquitetura, audiovisual e design, retratando a riqueza cultural que envolve esse estilo musical. A visitação torna-se obrigatória, principalmente aos futuros alunos de Design Gráfico. As principais capas de LP’s produzidos na época, estão expostas sob a organização de Charles Gavin, baterista do Titãs e conhecedor do assunto.
Já a Bossa na Oca, recomendo para os alunos interessados em tecnologia. A exposição parece um set de filmagem do De Volta para o Futuro. Sete jukebox em forma de gigantescos vinis são operadas apenas pelo calor das mãos; as mesas do café exibem vídeos institucionais do Itaú Cultural; o calçadão de Copacabana foi recriado no subsolo; três filmes são exibidos nas paredes da Oca, em “cinemas” pouco convencionais; uma sala chamada O Silêncio, revela ao visitante a experiência de ouvir(?) o silêncio absoluto. Os R$ 10,00 da meia-entrada garantem algumas experiências interessantes.
Confiram as exposições, pelo menos a gratuita.

Alunos do Ensino Médio, preparem-se! A Bossa Nova será tema de algumas aulas-audição na parte da tarde. Até!



Nenhum comentário: