domingo, 13 de julho de 2008

Os Leões de Bagdá

Logo após a invasão de Bagdá pelas tropas americanas, em abril de 2003, os canais de televisão e os jornais, noticiaram a fuga de quatro leões do zoológico local, destruído por bombardeios. Esse é o mote da HQ – História em Quadrinhos – Os Leões de Bagdá.
O escritor Brian K. Vaughan escolheu os leões para contar a história da guerra, dando a eles características que fazem o leitor refletir sobre a questão humana e, principalmente, sobre a liberdade abordada sob a perspectiva de protagonistas que a encaram de diferentes olhares.

Leia a descrição dos personagens feita pelo jornal Folha de S.Paulo, em 12 de julho:

Zill, o leão adulto, é um “oportunista benevolente”, que até sente saudade da liberdade, mas que aceita viver sob qualquer tipo de “governo” (ou seja, de tratador) desde que sua família seja bem alimentada.
Noor é a rebelde que quer conquistar sua própria liberdade, em vez de ser liberta por alguma força externa. “Não importa como eles nos tratavam, aqueles que nos mantiveram cativos sempre serão tiranos”, diz ela, a certa altura.
Safa é a idosa com memórias vivas das dificuldades e dos perigos do passado, que prefere trocar parte de sua liberdade por segurança, enquanto Ali é o jovem inexperiente, que só conheceu a vida no zôo.


A Panini, editora que lançou aqui no Brasil a HQ, criou um hotsite que vale muito à pena ser visitado:
http://web.hotsitepanini.com.br/leoesdebagda/index.php

Lá, é possível conhecer melhor a história, os personagens, o autor e, o mais legal de tudo, ver um preview com trechos da HQ! Os desenhos são fabulosos e os rascunhos podem ser vistos na sessão Extras.
Tom, Raul, Ângela, Cristine, Gabriel e todos os alunos que gostam de HQs vão empregar muito bem os R$ 19,90 nesta Graphic Novel de 140 páginas. Os outros podem passar a levar a sério os “gibis”! =D

Nenhum comentário: