terça-feira, 21 de julho de 2009

Moonwalker

Eu não sei muita coisa do céu, muito menos do espaço. Do espaço eu só sei que se você tiver soluço e sua mãe pedir para você tomar água de ponta-cabeça, tudo fica mais fácil. E pelo o que andei lendo sobre os 40 anos da chegada do homem à lua, pra se saber das coisas do espaço não é necessariamente preciso pisar em Marte, na Lua, ou nos anéis de Saturno – acho que isso não é possível nem que alguém quisesse; nem tampouco construir estações espaciais. Os robôs são capazes de fazer todo o trabalho por um custo muito menor. A obsessão de pisar na lua foi mais uma das idéias americanas de se firmar como nação mais poderosa do mundo durante a Guerra Fria; e não uma atitude ligada, exclusivamente, ao desenvolvimento científico.

Ao acompanharmos os acontecimentos que antecedem a frase histórica pronunciada pelo astronauta Neil Armstrong, quando ele deu o primeiro “pulinho” na superfície esburacada da Lua, fica claro o receio dos americanos, que temiam ver os soviéticos se destacarem na exploração espacial; o que em tempos de Guerra Fria seria uma derrota e tanto.

Então, vamos aos fatos. Em 1957, no dia 4 de outubro, a URSS coloca o Sputnik, um satélite artificial, na órbita da Terra. Ôpa, como assim? Os soviéticos saíram na frente? Pois é, foi por conta disso que se deu início a corrida espacial. URSS 1 x 0 EUA. Em novembro do mesmo ano os soviéticos lançam o segundo satélite artificial, o Sputnik 2. Foi esse satélite, bem maior que o anterior, que colocou em órbita o primeiro ser vivo da Terra, a cadela Laika. Não, ela não está rodando em volta da Terra até hoje. Coitada, morreu sete horas depois do lançamento, provavelmente foi vítima do estresse da viagem – é sério, não estou brincando. Que triste. Mas, continuando a contagem: URSS 2 x 0 EUA. No ano seguinte, 1958, os americanos mandam seu primeiro satélite, o Explorer-1. Sem novidades, os soviéticos já haviam feito a mesma coisa duas vezes antes, e mais, uma delas com tripulação – coitada da Laika. Tudo bem, somaram 1 ponto. URSS 2 x 1 EUA. A resposta dos soviéticos foi além do esperado: Yuri Gagárin, em 12 de abril de 1961, é o primeiro ser humano a voar em órbita da Terra. Engraçado, esse personagem parece secundário na história das viagens espaciais. Continuando: URSS 3 x 1 EUA. No mês seguinte, o então presidente dos EUA, John Kennedy, em pronunciamento, declara que o principal objetivo da NASA deverá ser o de levar um homem à Lua e retorná-lo, são e salvo, à Terra até o fim da década de 60. Criaram a missão Apollo e você sabe o fim da história. Em 20 de julho de 1969 o mundo assistiu a transmissão ao vivo da chegada do homem à Lua, e os EUA viraram o jogo que perdiam de 3 x 1.

A grande sacada dos americanos foi mexer com o imaginário humano, já que a chegada do homem à Lua transformou aquilo que só era possível no cinema ou nos livros, em realidade. Michael Jackson, na época, com seus dez anos, talvez tenha tido a idéia de caminhar na Lua, naquela noite 20 de julho, diante da TV. Quem sabe? Era possível, ele viu com seus próprios olhos.

2 comentários:

Thobias Deneluz disse...

Nossa!
Esse texto me deu grandes idéias,
acho que merece um desenho!
Parabéns mais uma vez Carlos, tá muito bom!

Abraço

Carlos Assis disse...

Ôpa, um desenho! Êba!